Siga-nos

O QUE É A IATF 16949

A IATF 16949 é uma especificação técnica ISO que alinha as normas dos sistemas de qualidade automotiva existentes – brasileira, americana, alemã, francesa e italiana – dentro da indústria automotiva global.
Ela especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva.

A indústria automotiva global requer níveis de classe mundial para a qualidade de produto, produtividade e competitividade, bem como para a melhoria contínua.
Para atingir esta meta, muitos fabricantes de veículos insistem que fornecedores adotem as rígidas especificações técnicas estabelecidas em uma norma de sistema de gestão da qualidade para fornecedores do setor automotivo, conhecida como IATF 16949.

A IATF 16949 foi desenvolvida pela indústria, o International Automotive Task Force (IATF), para incentivar a melhoria tanto na cadeia de fornecedores quanto no processo de certificação.
De fato, para a maioria dos principais fabricantes de veículos, a certificação nessa especificação é um requisito mandatório para se fazer negócios.

Essa especificação alinha e substitui as normas existentes do Sistema da Qualidade Automotivo americano, alemão, francês e italiano, incluindo QS-9000, VDA6.1, EAQF e ASQ.
Primeiramente publicada em março de 1999 e revisada em 2002, 2009 e 2016 existem atualmente mais de 50.000 certificados emitidos nas Américas, Europa e Ásia.

PARA QUEM ELA É RELEVANTE?

A norma IATF 16949 é relevante para todos os tipos de companhias fornecedoras do setor automotivo, desde pequenos fabricantes até grandes organizações com múltiplas instalações (multi-site), multinacionais localizadas em qualquer parte do mundo.
Entretanto, é aplicável somente para sites onde existe produção ou serviço de peças.
As organizações que desejam entrar no mercado automotivo devem esperar até entrar na lista de um cliente automotivo como um fornecedor potencial, antes que possam prosseguir com a certificação nesta especificação.

US CONSULTORIA possui um grupo de consultores/auditores experientes para atender suas necessidades de implantação e/ou auditorias internas.

Links Autorizados

Precisa de ajuda?