O que é certificação

Certificação é a conquista de um certificado de aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa, em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado.

Consiste em uma avaliação geral do Sistema de Gestão da Qualidade das Empresas, por entidades especializadas e independentes, que são conhecidas como Organismos Certificadores.

Após a Auditoria de Certificação (Adequação e Conformidade), os auditores informarão à empresa se esta atende as exigências dos requisitos aplicáveis, segundo o modelo adotado, ou seja, ISO 9001/2008, ISO 14001/2008. Caso a empresa atenda a todas as exigências, ela será recomendada como empresa qualificada a receber o certificado ISO.

Em aproximadamente 40 dias a empresa receberá o seu certificado, com validade de três anos, durante os quais a entidade certificadora estará realizando auditorias de manutenção periódicas para verificar a continuidade de adequação e conformidades às exigências dos requisitos, conforme Norma adotada.

Atualmente, o número de empresas no Brasil que buscam uma certificação dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade é cada vez maior, confirmando uma tendência mundial.